terça-feira, 17 de março de 2009

SIM às cotas raciais!


A educação nas redes públicas de ensino tem muito que melhorar, isso é fato. Há quem afirme que tais mudanças devem ser feitas na base, ou seja, haver a presença de um governo que altere tal quadro de má qualidade de ensino. Porém, é hipocrisia afirmar a solução será advinda a partir da política governamental, portanto o recurso mais viável de alterar a realidade atual das universidades públicas, de só as elites de escolas particulares e a grande parcela de estudantes ser composta por pessoas brancas, é indubitavelmente através do sistema de cotas.
É certo que os negros ao passarem no vestibular são “etiquetados” por cotistas, que tiveram uma melhor chance de ingressar na faculdade. O que estes mesmos cotistas não podem esquecer é que estão ali pelo mesmo objetivo dos demais alunos, e que não importa a forma que conseguiram alcançar esse grande passo, eles vão ter a oportunidade tão almejada de conseguir um bom emprego. A raiz do problema não é extinguir a dívida histórica que se tem com os negros atualmente, pelos passados séculos de escravidão, em que os negros eram objetos e somente após demasiado tempo de luta, foram conseguindo penetrar no cenário econômico-social do Brasil. A questão principal a ser debatida é o racismo exacerbado dos brasileiros, povo tão miscigenado pelas mais diversas etnias, e ainda assim tão preconceituoso. É este mesmo povo que em sua maioria é contra o sistema de cotas, alegando ferir o princípio da igualdade. Este princípio é ferido quando se vê apenas brancos no quadro político do país, os mais altos cargos na mão de pessoas brancas, nenhuma pessoa negra ter ocupado o cargo de presidente da República Federativa do Brasil; e por outro lado ver frequentemente negros em subempregos, como o de empregados domésticos, garis, flanelinhas, camelôs, responsáveis pela limpeza de empresas, etc.
Então, ressalta-se novamente que a maneira mais honesta e realista de mudar esse quadro de desigualdade no país é mediante o sistema de cotas, já que o racismo não tem dado essa chance de mudança.
E por final, é apoiada a opinião de Dworkin, em que ele afirma: “Eu defendo que uma sociedade sem preconceito racial e sem estereótipos tem probabilidade maior de ser justa na distribuição de riquezas e também tem maior probabilidade de ser melhor para todas as pessoas, em muitos outros aspectos. Parece-me que a questão ao Brasil é se as cotas em discussão tornariam a sociedade melhor no futuro, nesses aspectos. Não acho que um suposto direito à compensação deveria figurar no argumento”. Nesta afirmação ele sustenta que o argumento das cotas não é uma “compensação”, mas sim uma igual distribuição.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Solidariedade: uma alternativa que vem de dentro!


Todo mundo parece querer fazer uma boa ação, em ajudar o próximo, mas poucos pensam em alternativas que realmente podem mudar uma vida drasticamente e fazer a diferença!


Que tal doar sangue? os bancos de sangue precisam constantemente de estoque, pois muitos a beira da morte necessitam e nessa hora realmente faz a diferença, salva uma vida.
Que tal fazer uma visita à asilos, hospitais de câncer e orfanatos? fazer visita mesmo que eventualmente trás um alento, um conforto, que fazem a diferença na vida dessas pessoas carentes de afeto e de apoio.
Que tal doar seus orgãos quando você não os utilizará mais? um paciente muitas vezes aguardam anos e anos, sofrendo com tratamentos desgastantes e uma nova vida começa quando aquele tão esperado orgão de repente está lá disponível e compatível.


E principalmente que tal prestar atenção nas pessoas nos rodeiam e que nos amam? várias vezes não damos valor e não prestamos atenção de quando e quanto elas precisam da gente.


Essas ações sim são capazes de MUDAR UMA VIDA!
Uma boa ação vem internamente da vontade de ajudar o próximo e não para mostrar aos outros que é solidário ou mesmo por desencargo de consciência.Não precisamos viver em prol dos outros ou querer mudar o mundo, basta ter consciência de que somos capazes de mudar vidas e não custa nada além de boa vontade.
"Nesse momento existem 6.502.867.120 pessoas no mundo mais ou menos e às vezes,você só precisa de uma, pra melhor ou pra pior." (One Tree Hill)
Da mesma maneira funcionam nossas ações.

-Informações para doação de sangue ligue:
Hemomar: 08002806565
-Asilo de Mendicidade: rua dos Cedros - São Francisco
-Doação de Orgãos: basta constar na sua carteira de motorista.






sábado, 14 de fevereiro de 2009

Pequenos grandes atos...



Com o passar do tempo, vejo cada vez mais o quanto as pessoas dão valor a coisas fúteis, materiais, supérfluas. Por que?
Será se elas não veem que o que faz a diferença são os simples detalhes da vida? Um sorriso, um olhar, boa educação, ou puramente um gesto sincero fazem a diferença em um dia monótono de qualquer pessoa.
Nada como acordar e dar um bom dia bem grande a família; tratar as pessoas ao seu redor de forma gentil, independente da classe social ou aparência; aprender aos poucos um novo idioma ou um instrumento musical; aprender com os erros da vida...
Hoje em dia, o que se percebe é a tendência generalizada de ser uma "maria vai com as outras" e não ter personalidade, preocupado(a) com o que o outro vai pensar. Que se dane o outro! Cada um tem sua vida, seu caráter, seus assuntos particulares.
Quem nunca pisou feio na bola? Quem nunca riu em um momento nada propício? Quem nunca passou um grande vexame público? Que atire a primeira pedra!
Através de uma única aula de filosofia do direito, já compreendi que querer ser sempre VIP é um mau costume de povos subdesenvolvidos, os quais possuem muita desigualdade social,o que de fato ocorre no Brasil, um dos países em que é evidente tal volubilidade. Em outros lugares, pessoas tentam se enquadrar no "povo", já que sentem vergonha de ostentar materialismo, portanto, são humildes.
Se alguém quiser realmente se destacar, que seja pela sua índole. Já tentaram ajudar alguma pessoa carente, visitar um asilo de idosos ou hospital de crianças com câncer? Ou quem sabe até mesmo dar um palpite defensor ou singelo a um amigo em vez de cruzar os braços e ver este se dar mal? Pois é, tais atos tornam nossa vida espetacular! Apenas experimente!

"Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular" -William Shakespeare

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Vivamos a Juventude!




Juventú



Que tal uma proposta?

Viveremos livres para sempre

Sem se preocupar

Com o amanhã,

O depois, o futuro.



Que tal? que lindo,

Ser tão jovem ao ponto de insanamente se divertir

E esquecer olhar

quem diz tudo e olhar pela janela,

tem certeza de que queres fazê-lo?



Viver a loucura e expor sua vida,

transpor sua mente excluir limites e ao fim,

fazer tudo de novo

ah, o milagre da juventude



Vinícius G. Villa Alvarez





A juventude é uma época de viver sem medir consequências, de viver sem arrependimentos, viver sem se preocupar com o futuro, viver insanamente, se divertir, expor a nossa vida, viver sem margens de limites.

Apesar do poema transpor uma espécie de nostalgia, paradoxalmente expõe tudo que se passa no momento, por que vivemos tudo isso.


Acho uma hipocrisia alguém não ter uma história pra contar para filhos...

Talvez seja por isso que as pessoas mais "velhas" gostam tanto de falar da maravilha que é a juventude, pois como nós um dia puderam ser livres, um dia arriscaram, um dia fizeram loucuras e hoje o que resta são as memórias e experiência adquirida.



Enfim, é só uma pequena reflexão...



PS: Prometo postar algo mais interessante da próxima vez. Primeiro post meu, dá pra descontar =)


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Girls just wanna have fun



Aí vão algumas charadas rápidas destinadas a pessoas as quais dependendo do gênero vão rir, ou ter reações opostas...hehe:

Qual a diferença entre ir ao circo e ir à um bar sozinha?
R: No circo os palhaços não vão falar com você.
Por que os homens preferem as mulheres inteligentes?
R: Porque os opostos se atraem.
Qual a semelhança entre um homem um espermatozóide?
R: Ambos tem uma chance em 1 milhão de se tornarem um ser humano.
Porque Deus criou primeiro o homem, e depois a mulher?
R: Porque as experiências primeiro são feitas com animais, depois com humanos.
Qual a diferença entre um homem e uma manga verde?
R: A manga amadurece.
Por que as pilhas são melhores que os homens?
R: Porque pelo menos tem um lado positivo.
Quantos homens são necessários pra trocar um rolo de papel higiênico?
R: Não se sabe, isto nunca aconteceu.
Quando um homem perde 90% de sua inteligência?
R: Quando fica viúvo.

Os direitos entre homens e mulheres são os mesmos, mas a reação de cada um é diferente. Portanto, sem chingamentos aqui, é só uma brincadeira! :P
PS: o vídeo combinando com o post, altamente girl power ;)
PS 2: homens, não viveríamos sem vocês!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bem-vindos

Aqui vai o primeiro post do blog... Surgiu de repente a iniciativa de fazer um, já que sempre tive vontade. Pude contar com a minha amiga Paula para compartilhar algumas idéias e poder mesclá-las para apresentar algumas publicações a amigos e conhecidos, na tentativa de repercutir debates. Por enquanto é só isso, mostrar o nosso objetivo... o próximo post já terá um conteúdo, espero que gostem! ;)